Por Marcos Cardial | Assecom AIA
A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) publicou o Decreto nº 093/2025, que estabelece e institui o recesso administrativo de final de ano nas repartições públicas municipais. Conforme o documento, o recesso teve início no dia 22 de dezembro de 2025 e seguirá até 05 de janeiro de 2026, quando retornam as atividades e o expediente normal no Paço Municipal, secretarias e departamentos.
De acordo com o decreto, a medida leva em consideração o encerramento do exercício financeiro, a necessidade de avaliação dos balanços contábil e administrativo, além das festividades de Natal e Ano Novo e a redução da demanda de atendimento presencial nas repartições públicas, principalmente no setor administrativo.
Apesar do recesso, os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente. Entre eles estão o Hospital Municipal, a coleta de lixo urbano, limpeza pública, serviço de abastecimento de água, iluminação pública, vigilância nos prédios públicos municipais e funcionamento da Casa do Melhor.
As unidades básicas de Saúde e a Farmácia Básica Municipal funcionarão em regime de escala de trabalho. As unidades básicas Gair de Barros (Bairro Gabiroba); Vanessa Welter (Bairro Nossa Senhora Aparecida) e Manoel Marques de Souza (Gabiroba) funcionam normalmente até esta terça-feira (23/12). Já na semana do ano novo, as unidades básicas de saúde Celso Siqueira França (região Central); unidade do Bairro Jardim Novo Araguaia, unidade Francisca Flávio de Souza (Bairro Professora Maria das Graças de Souza Pinto) e Ondino Rodrigues Lima (Bairro Aeroporto) vão atender normalmente dias 29 e 30 de dezembro. Já a Farmácia Básica Municipal atenderá em horário comercial dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro. Após esse período, todas as unidades e a farmácia básica voltam ao atendimento normal dia 05 de janeiro de 2026.
Os servidores em recesso poderão ser convocados em caso de necessidade, conforme interesse público. O atendimento normal no âmbito da Administração Municipal será retomado no dia 5 de janeiro de 2026.